O que é um Firewall?


Firewall pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet).

Objetivo


Permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados através de mecanismos que atuam como "defesa" de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados.

Vantagem


Somente um computador (servidor) atua como firewall e centralizador das regras, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada, independente do tamanho da organização ou número de equipamentos da rede.

Razões para utilizar um Firewall


1 Um firewall pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede ou seu computador seja acessado sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers ou usuários mal intencionados;

2 Um firewall é um grande aliado no combate a vírus e cavalos-de-tróia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas "pragas digitais" ou então bloquear acesso a programas não autorizados;

3 Em redes corporativas, é possível evitar que os usuários acessem serviços, sistemas ou sites indevidos, além de ter o controle sobre as ações realizadas na rede, sendo possível monitorar acessos, e até mesmo descobrir quais usuários as efetuaram.

Pensador Soluções em Informática
Todos os direitos reservados®

(47) 3346-4000